Jose Neumanne Pinto

Jornalista consagrado, escritor e poeta.

Sobre

O jornalista, escritor e poeta José Nêumanne Pinto vive em São Paulo, onde é editorialista e articulista do jornal “O Estado de S. Paulo”. Comentarista, na coluna “Direto ao assunto” nos noticiários “Estadão no ar” e “Direto da redação”.

Com mais de dez livros publicados, ele foi repórter do Diário da Borborema, de Campina Grande, e da Folha de S. Paulo, comentarista político da TV Manchete de São Paulo, secretário de redação do Jornal do Brasil, do Rio, editorialista, editor de política e de opinião de O Estado de S. Paulo e assessor político do presidente nacional do PTB, senador José Eduardo de Andrade Vieira (PR), inclusive em suas passagens pelos Ministérios da Indústria, do Comércio e do Turismo e da Agricultura e do Abastecimento. Foi tambem e comentarista diário da Rádio Jovem Pan.

Em 1976, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo Econômico e o Troféu Imprensa de melhor reportagem esportiva em jornal. Em 2005, ganhou Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, pelo romance “O silêncio do delator”, de 2004. Em 1989 foi eleito membro da Academia de Letras de Campina Grande, empossado na cadeira nº 08 (Assis Chateaubriand).

Manteve uma coluna de opinião sobre o Brasil no jornal norte-americano Miami Herald, quando a página de opinião de sua edição em espanhol ficava a cargo do jornalista Álvaro Vargas Llosa.

Palestras

Suas palestras são sobre conjuntura política, jornalismo e comunicação

Solicite mais informações sobre Palestrantes!

Fechar Menu